Festas Temáticas

Festas Folclóricas

As Festas Folclóricas referem-se a qualquer solenidade religiosa ou civil e abrangem cultos e folguedos populares, onde o culto tem venerações e rituais que se prendem a divindades, santos ou seres sobrenaturais em que estão presentes as bênçãos e os milagres através de oferendas e louvores. Numa Festa Folclórica se observa diferentes manifestações de danças, músicas, teatros, cujo cenário é sempre um local público, e não em um Salão de Festas.

As Festas Folclóricas se apresentam sempre em particulares situações de tempo e espaço, assim como a relação dos elementos entre si. A maioria das Festas Folclóricas no Brasil segue as datas dos festejos institucionalizados pelo catolicismo, com pequenas modificações e adaptações aos costumes de cada região em particular.

Por causa da miscigenação de seu povo há no Brasil uma grande diversidade cultural. Todas as nossas Festas Folclóricas e nossas comemorações se entrelaçam com influencias dos negros africanos, do indígena nativo e do povo europeu, proporcionando ao nosso país muitas festividades singulares. Algumas de nossas Festas Folclóricas são: bumba-meu-boi, carnaval, boi na vara, cavalhada, Festa Junina, entre outras.

Fique por Dentro em: Festas Populares e Festa do Tomate.

Gostou do artigo sobre Festas Folclóricas? Veja mais sobre Festas Tematicas aqui!

Festas Tematicas - Artigos mais visitados


Ballons: